Obras, Reformas e Manutenções
Obras Residenciais
Seguem um certo padrão. Os espaços e as funcionalidades têm como objetivo proporcionar o maior conforto aos futuros moradores, por isso, são utilizados alguns padrões de medidas nestes projetos. Até mesmo os materiais utilizados apresentam diferenças, pois entende-se que uma casa precisa ser durável e sofrerá poucas modificações no decorrer do tempo.
Obras Industriais
Já nas obras industriais percebemos um perfil um pouco mais direcionado ou personalizado. Cada empresa tem uma forma de trabalhar, logo o projeto precisa prever estas particularidades para que o negócio do cliente em questão possa ter o melhor espaço para execução de suas atividades. Se em uma residência pensamos em materiais mais duráveis, em uma obra industrial a preocupação é com o dinamismo do negócio. Crescimento, mudança de operação, adaptação logística, ou até mesmo redução de espaço são fatores que tem que ser levados em consideração para que o projeto como um todo não sofra impactos numa eventuais mudanças. Assim, geralmente, são utilizados materiais que ofereçam esta “liberdade”.
Reformas
Existem diversas razões que podem levar a necessidade da reforma, como problemas estruturais para ampliação do imóvel, infestação por pragas, ou até mesmo, o desejo de dar um ar mais moderno ao ambiente. Reformar também é uma ótima oportunidade de inspecionar toda a instalação elétrica e hidráulica a fim de verificar se não há nenhum vazamento, fissuras, rachaduras ou infiltração.
Manutenção Predial Preventiva
A manutenção preventiva é feita antes de existir alguma necessidade de reparo, ela mantém relação com a elaboração de atividades que auxiliam na conservação da funcionalidade do edifício, os principais serviços de manutenção preventiva são: inspeção de instalações hidráulicas e elétricas, avaliação de elevadores, integridade da cobertura e instalações de gás, verificação de áreas comuns, equipamentos, sistemas de segurança, etc., como vantagens, podemos destacar o baixo custo, o aumento da vida útil dos equipamentos e a redução nas atividades corretivas.
Manutenção Predial Corretiva
A manutenção corretiva diz respeito à correção de erros e desgastes em máquinas, equipamentos e instalações, ela reage a uma situação problemática, os principais tipos de serviços são: consertos em vazamentos nas instalações de água, reparos em rachaduras na estrutura do prédio, troca de peças do elevador, etc., a manutenção preventiva pode ser tanto planejada, quanto não planejada, quando é planejada nota-se que o desempenho em um equipamento não está bom, nesse caso a manutenção é feita antes da falha total ocorrer, já no caso da não planejada, a falha já ocorreu.
Manutenção Predial Preditiva
A manutenção preditiva mostra características presentes na preventiva e na corretiva, o início é em uma situação de correção e passa a fazer a avaliação regular dos equipamentos e instalações, como vantagens podem destacar a diminuição das intervenções de correção, a eliminação das inspeções físicas, a desmontagem de máquinas, entre outros exemplos. Esses são os 3 tipos de manutenção predial. É importante você entender características de cada uma, para não se confundir na hora de contratar um serviço.